Foto_Perfil.jpg
enlaces_c_edited.jpg

CONTATOS

124034.png

WHATSAPP: 55 83 9.8702-3008

  • Instagram
FOTO BOLSAS 01.jpg

O grupo Arte em Nós faz parte da Cooperativa Estadual de Empreendimentos Econômicos Solidários (Ecosol/PB) e tem como principal atividade o artesanato, desenvolvendo suas ações na cidade de João Pessoa/PB. O grupo surgiu em 2006, no contexto de implantação da política de geração de renda e economia solidária desenvolvida através de uma intervenção da Prefeitura de João Pessoa chamada Programa Artesão Cidadão (realizada pelo Centro CAPE).

FOTO BOLSAS 02.jpg

O Programa levou ao grupo conhecimentos e formações sobre a economia solidária e sobre como se organizar coletivamente para alcançar uma melhor qualidade de vida.

Inicialmente, o grupo trabalhava na confecção de bolsas de sisal e vendia seus produtos no Salão de Artesanato da Paraíba.

FOTO SITE 02.jpg

Atualmente, o grupo conta com a participação de 5 (cinco) mulheres, dentre as quais 3 (três) trabalham com bolsas feitas com fibra de sisal e outras 2 (duas) trabalham com tecidos e bordados. Dessa produção podemos destacar alguns produtos de maior demanda entre os consumidores: a linha de acessórios como as bolsas de macramê e as peças de arte em retalhos (patchwork); as peças com resgate cultural como as mandalas de cirandas de bonecas e pequenos animais feitos com tecidos.

FOTO BONECAS 01jpg.jpg

Nas produções são incluídos os conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos regionais.

FOTO TECIDO 01.jpg

A comercialização dos produtos confeccionados pelo grupo Arte em Nós é realizada em alguns locais/eventos: Salão do artesanato Paraibano; na loja física de comercialização da Cooperativa Estadual (Ecosol/PB) e nas redes sociais (iniciada a partir da necessidade de comercialização no período de pandemia).

FOTO SITE. 01jpg.jpg

O momento de pandemia pode ser oportuno para se superar as adversidades e buscar alternativas criativas, pensando em saídas para dar sustentabilidade às atividades produtivas. O grupo Arte em Nós encarou a quarentena como uma oportunidade de descobrir soluções úteis para o dia-a-dia, aprimorar as suas técnicas artesanais e produzir algo novo, assim, deram início à confecção de máscaras, que vem sendo a principal produção neste cenário atual.