top of page
LOGO BCDJB - PNG.png

CONTATOS:

  • Blogger ícone social
  • Facebook
  • X
  • Youtube
  • Instagram
ilustração-do-vetor-do-ícone-do-web-site

Localizado na cidade de João Pessoa, o Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico (BCD Jardim Botânico) é uma Associação vinculada à Rede Paraibana de Bancos Comunitários que atende comunidades a partir da prestação de serviços, tendo como principal atividade as finanças solidárias.

Os Bancos Comunitários surgem a partir da experiência do BANCO PALMAS, no Conjunto Palmeira na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Como os demais bancos comunitários, o BCD Jardim Botânico é um projeto social local endógeno voltado à promoção da economia solidária, economia popular e geração de trabalho e renda que atua com serviços financeiros solidários em redes de natureza associativa e comunitária. O foco de atuação se dá em comunidades carentes e em municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo,

Na Paraíba, o projeto BCD Jardim Botânico começou a ser discutido em dezembro do ano de 2011. Desde então, já foram realizadas diversas formações comunitárias, a criação do Conselho Gestor e do Conselho de Avaliação de Crédito, além da aquisição de um local onde funciona o BCD. No ano de 2012, sua moeda social foi lançada durante o II Encontro Nordestino de Incubadoras de Empreendimentos Solidários (ENIES), contando com a ilustre presença do então Secretário Nacional de Economia Solidária o Professor Paul Singer.

A sede do BCD Jardim Botânico foi inaugurada no dia 27 de Abril de 2013 com a participação de vários representantes de instituições não governamentais do estado da Paraíba, além de representantes do Poder Público Municipal e Estadual, Universidades e moradores e moradoras da Comunidade São Rafael. 

Atualmente, o BCD Jardim Botânico desenvolve suas atividades contando com uma equipe de 4 pessoas, sendo 2 (duas) mulheres e 2 (dois) homens.

O serviço mais procurado no BCD Jardim Botânico é a circulação da moeda “orquídea”,  desenvolvendo seus serviços financeiros e bancários através do  site e das redes sociais. Alèm disso, serviços como, MOEDA SOCIAL ORQUÍDEA, MOEDA SOCIAL DIGITAL E-DINHEIRO, EMPRESTIMO PARA CONSUMO EM MOEDA SOCIAL, ASSESSORIA AOS EMPREENDEDORES LOCAIS E SUPORTE A MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS (MEI), também são realizado no banco.

Acesse seu principal canal de comunicação: https://institutovozpopular.webnode.com

LOGO REDE PARAIBANA DE BCDs - PNG.png
LOGO - PADARIA COMUNITÁRIA SÃO RAFAEL - PNG.png
LOGO IVP - PNG 1.png
bottom of page