top of page
CECAMP_edited.jpg

A Central de Cooperativas da Agricultura Camponesa, Familiar e Comercial (CECAMP) LTDA foi fundada em maio de 2019. Com sede no Assentamento Chico Mendes, localizada no município de Riachão do Poço-Paraíba. A CECAMP tem cerca de 180 cooperados/as de 5 (cinco) cooperativas singulares: Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Oziel Alves (COOPAP), situada em Remígio; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Chico Mendes (COOPAVE), situada em Riachão do Poço; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Tiradentes (COOPERAT), localizada em Mari; Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares (COOPAZ), situada em Mari e Cooperativa e Comércio Atacadista de Cereais e Legumes (COACE), situada em Pedras de Fogo.

A CECAMP agrega por meio das cooperativas filiadas várias cadeias produtivas, entre elas: macaxeira, inhame, batata-doce, jerimum, mamão, banana, abacaxi, peixe. Estes produtos são vendidos em feiras locais dos respectivos municípios, bem como programas de compras institucionais a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de programas emergenciais promovidos pelo governo do estado da Paraíba como o compra emergencial.

Outro canal de comercialização organizado pela CECAMP são os produtos Terraboa oriundos das respectivas cooperativas e de comunidades tradicionais de agricultores familiares, localizados nos municípios: Barra de Santa Rosa, Campina Grande, Caturité, Lagoa Seca, Mari, Pedras de Fogo, Pitimbu, Remígio e Riachão do Poço. Esses produtos são comercializados via plataforma online nos municípios de Campina Grande e João Pessoa, intercalando um sábado sim e outro não.

Todas as cooperativas dos assentamentos, bem como a CECAMP, são empresas sociais vinculadas organicamente ao Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST-PB) que presta orientações técnicas-políticas por meio do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente (SPCMA), baseado nos valores do cooperativismo e do associativismo.

GALERIA - CECAMP

bottom of page