top of page
download.jpg

CONTATO:

  • Instagram

A Ecolanches é um grupo informal integrado por 10 mulheres da cidade de João Pessoa. Estas mulheres constituem parcela da população que apresenta alta vulnerabilidade social, decorrente especialmente da baixa escolaridade e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. O empreendimento está vinculado a um projeto de extensão da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incubes/UFPB) e conta com o apoio dos Departamentos de Nutrição, Psicologia, Engenharia de Alimentos e Gestão Pública da UFPB. 

Em 2015, o grupo iniciou suas atividades com 5 mulheres trabalhadoras durante uma feira de economia solidária na UFPB, ocasião na qual vendeu tapioca e café. Após seis meses iniciais, em parceria com a Incubes e com financiamento do CNPQ, as mulheres conseguiram adquirir todos os equipamentos e insumos necessários para a organização produtiva no espaço Ecolanches - localizado dentro do Campus I/UFPB, onde oferecem uma variedade de lanches e alimentos saudáveis para uma clientela formada majoritariamente por estudantes da Universidade. 

A principal atividade do grupo, portanto, é a produção de alimentação urbana, sendo o pastel integral o produto mais comercializado. O canal de comercialização é direto ao consumidor.  Desde a constituição do espaço Ecolanches o grupo nunca interrompeu suas atividades produtivas, no entanto, com o cenário de pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais na UFPB, o grupo passou a se interessar pela modalidade de comercialização online. Seu Instagram é o @ecolanchespb e a página no Facebook é ECOLANCHES. 

Dentre sua carteira de produtos comercializados, destacam-se: salgados integrais ( Pastel integral frango com cenoura, Pastel integral frango com couve, Coxinha de batata doce frango com cenoura,  Quiche integral, Empadas integrais) , tortas doces e salgadas, bolos ( cenoura, banana, limão), sucos naturais, tapioca, cuscuz, sopas, macaxeira, purê de macaxeira, café, chá, tortas salgadas, crepioca, dentre outras coisas.

GALERIA - ECOLANCHES

bottom of page