top of page
1.png

CONTATO:

A Associação dos Agricultores da Apasa do Abiaí foi criada no ano de 1995, no município de Pitimbu, estado da Paraíba. Seu surgimento se deu por meio da mobilização dos agricultores com o apoio da Comissão Pastoral da Terra e após um processo de luta pela terra foi feita uma reforma agrária.

Como estratégia de organização foi constituída a Associação dos Agricultores da Apasa do Abiaí, formada inicialmente por 150 famílias oriundas de vários municípios da Paraíba - Alhandra, Boqueirão, Itambé, e Araruna - que se organizaram em parcelas/lotes. Hoje, o território possui cerca de 220 famílias cadastradas e assentadas, crescimento decorrente da expansão familiar. 

A Apasa é responsável por administrar os bens da comunidade, como o trator e o carro, gerenciar serviços como o fornecimento de água, emitir documentos aos agricultores e representar as demandas dos moradores junto aos órgãos estatais, dentre outras ações. 

Os membros da Associação têm como atividade principal a agricultura familiar e, assim, duas cooperativas de agricultores foram criadas: a Coopasa e a Ecosul.

GALERIA - APASA

Apasa 2 site.jpeg
Apasa 1 site.jpeg
bottom of page