CONTATOS:
@grupoekundayo
O grupo Arte e Resistência Negra Ekun Dayo foi fundado no início de 2021, no bairro do Roger, por oito jovens mulheres que, durante a pandemia de COVID-19, decidiram dedicar-se a uma atividade que lhes trouxesse prazer e alegria. Elas optaram por reinterpretar histórias, mitos e lendas de suas ancestralidades africanas através da arte.
As integrantes produzem peças de arte religiosa negra usando técnicas de biscuit e bonecas de pano. Suas obras, inspiradas nas matrizes africanas, são expostas na loja do Centro Público Estadual da Economia Solidária Eco Paraíba. Entre suas referências estão fenômenos climáticos e figuras como Oyá, a orixá.
Nos sábados à tarde, o grupo se reúne na parte externa do Centro Público de Economia Solidária - Eco Paraíba para ensaiar danças afro, indígenas e populares. O repertório inclui ritmos como ijexá, perré, cirandas, maracatus, e rodas de samba.
A coordenadora do grupo, Luciana Peixoto, que é artesã e percussionista, promove as atividades nas redes sociais e participa de eventos e feiras estaduais para divulgar o trabalho do grupo.